Sargento Rodolfo lidera em todos os cenários para prefeito em Sabará

Se as eleições fossem hoje, Rodolfo venceria com 70,8%. Pesquisa revela ainda que 55,6% dos eleitores que já se decidiram, não mudarão o voto

28/05/2024 às 16h12Atualizada em 28/05/2024 às 16h5

Nesta terça-feira, 28 de maio, o Instituto SigDados divulgou sua mais recente pesquisa eleitoral sobre a cidade de Sabará, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados do levantamento revelam que 55,6% dos eleitores que já têm uma decisão formada, afirmam que não mudarão o voto até o dia das eleições, em 6 de outubro. Apenas 14,6% indicaram disposição para mudar sua escolha e 16,9% estão indecisos, enquanto 12,9% não souberam responder. Esses dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas nos dias 22 e 23 de maio, com um total de 480 participantes.

No cenário atual, o pré-candidato Sargento Rodolfo (Sem Partido) desponta como líder nas intenções de voto, alcançando 42,5% da preferência dos entrevistados. Em votos válidos, Rodolfo lidera com 70,8% das intenções para o cargo de prefeito. Em segundo lugar, encontra-se o vereador Costela (Solidariedade), com 12,5%, e 20,8% dos votos válidos, seguido pelo atual vice-prefeito Lucas Silva (PSD), que registra 5% e 8,3% dos votos válidos. As opções “Ninguém”, “Nulo” e “Branco” somam 17,1% das intenções, enquanto os entrevistados que optaram por “Não Sabe/Não Respondeu” representam 22,9%. É importante ressaltar que a soma pode não atingir exatamente 100% devido ao arredondamento das casas decimais.

Cenário reduzido: disputa entre dois pré-candidatos em Sabará

Em um cenário simplificado, com apenas dois pré-candidatos a prefeito em Sabará, Sargento Rodolfo se destaca com 49,4%, enquanto Costela alcança 16,3%. A parcela de eleitores que opta por Ninguém/Nulo/Branco representa 12,9%, enquanto Não Sabe/Não Respondeu soma 21,5%. Dos votos válidos, Rodolfo continua na liderança alcançando 75,2% e Costela 24,8%.

Pré-candidatos têm baixa rejeição

Entre os candidatos, Costela desponta com a maior taxa de rejeição, alcançando 15%, seguido por Lucas Silva, que registra 14,2%. Por outro lado, Sargento Rodolfo apresenta a menor taxa, com 10,6%. Uma parcela significativa dos entrevistados, 20%, não soube ou não respondeu quando questionados sobre a rejeição a algum dos candidatos. A maior parte dos entrevistados, representando 32,5%, declara não ter rejeição a nenhum dos nomes apresentados, enquanto aqueles que rejeitam todos os candidatos somam 7,7%.

Insatisfação na população de Sabará

A pesquisa conduzida pelo Instituto SigDados destaca a saúde como o principal desafio enfrentado por Sabará. Com 30,8% dos entrevistados apontando essa área como prioritária para melhorias. Esse índice supera consideravelmente outras preocupações, tais como Asfalto/Pavimentação, com 10,6%, Transporte Público, com 7,9%, Educação, com 7,1%, e Falta de Água/Saneamento, com 5,6%. No entanto, é importante ressaltar que a população também identifica uma variedade de outros temas como importantes e necessário.

Metodologia

A pesquisa de campo foi realizada nos dias 22 e 23 de maio. A margem de erro é de 4,46 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 480 eleitores maiores de 16 anos que votam em Sabará e está registrado no TSE sob o número MG-05138/2024. O contratante da pesquisa é a IMPACTTO COMUNICACAO LTDA / GRUPO IMPACTTO.

RESULTADOS SABARÁ – MG

REGISTRO NO TSE: MG-05138/2024

DATA DO CAMPO:  22 e 23 de maio de 2024

AMOSTRA: 480 QUESTIONÁRIOS

METODOLOGIA: Quantitativa por meio de questionários. Plano amostral por bairros e ponderação quanto a sexo, idade, escolaridade e renda (IBGE 2022). Intervalo de confiança 95% e margem de erro de 4,46%. Pesquisa de campo domiciliar realizada em setores censitários com eleitores acima de 16 anos.

CONTRATANTE:  IMPACTTO COMUNICAÇÃO LTDA.

Deixe um comentário